quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Abaixo a Cultura Campinense!!!






Adoooro Campina Grande, no que dependesse de mim, eu não sairia nunquinha daqui, mas às vezes essa cidade me revolta!!!

De que adianta ser aconchegante, ter um clima gostoso, a proximidade dos bairros e tudo o mais, se decretaram a morte da cultura campinense??

Vamos começar pelo cinema: Quem acha o cinema daqui bom?? Ele não tem uma boa estrutura, não é confortável e ainda por cima apresenta os filmes com um atraso enorme. O cinema dispõe de cinco salas, das quais apenas três estão funcionando. Apresentam filmes censurados para menores de doze anos DUBLADO...ninguém merece!

O teatro, que teatro?? Há quantos anos o teatro foi fechado para reforma?? Sem falar que quando ele funcionava, praticamente só apresentava espetáculos escolares. Quando muito, colocavam em cartaz aquelas peças engraçadas, porém completamente aculturadas, de pura baixaria.

Festival de Inverno: Quando na maior parte do país os festivais de inverso oferecem toda a programação gratuita, Campina Grande inventa um Festival de Inverno cobrando 20,00 pelos shows maiores, e ainda limita a quantidade de ingresso vendidos por metade do preço para os estudantes, ou seja, desestimula os estudantes a frequentarem espetáculos artísticos.
Interessante é que quando chega o São João, todo mundo tem direito de ver as caríssimas Calcinha Preta, Garota Safada e todas as outras bandas de um forró que mais expressam a "sensualidade" - eufemismo puro!- que a própria cultura nordestina. 


Casa de Show: O Spazzio?? Genteeee, o dono daquele lugar ganha riiiios de dinheiro simplesmente por não ter um concorrente à altura. Pelo amor de Deus!! Pagamos caro numa entrada pros shows que o Spazzio promove e qual a estrutura que ele oferece?? Um estacionamento de 10,00 que nem calçado é. Alguém sabe me dizer qual foi a última reforma que aquele lugar sofreu??

Isso é o básico do que se pode chamar de cultura para uma cidade do porte da nossa linda e amada Campina Grande, e vejam a situação!!!


É preocupante!!!

Beijos a todos

2 comentários:

  1. Nasci em Patos sertão paraibano,mas adotei Campina pra morar...Cresci ouvindo histórias sobre a cultura da Rainha da Borborema ,e é lamentável que hoje em dia estejamos nessa situação...O nome de “Ativista Cultural” já foi melhor representado,o que vejo hoje,são pessoas fazendo mal uso desse adjetivo,pois,se o fossem de fato,com certeza a cidade não estava entregue as “traças” Campina precisa de pessoas que entendam que a cultura está acima da Política.Tenho muitos amigos,e quando esses chegam aqui querem saber o que se tem na cidade pra ser visitado e sinceramente tenho vergonha de dizer que tão bela cidade esteja culturalmente abandonada...Muitas vezes me pergunto onde está a Campina de tanta diversidade,e de seus inúmeros artistas,do São João tradicional onde se apresentavam artistas que só precisavam cantar para sabermos quem eram,e não bandas que a todo momento necessitam dizer que é a banda ‘’fulana de tal’’para serem reconhecidas pelo público e que ainda por cima pensam que tocam forró...Do ponto de vista da Antropologia cultura significa herança social,e mais uma vez me indago,será que essa é a mesma cidade de que eu ouvia histórias quando criança? Campina está cada vez mais se tornando deserta aos finais de semana,pois se tem à 125Km de distância,várias opções em salas de cinemas,é possível assistir peças em cartaz Nacional,um espaço cultural onde a palavra cultura é vista pelo lado esportivo,musical,teatral,literário e por várias outras expressões artísticas;temos opções em casas de shows,para levar os parentes e amigos que venham nos visitar...Mas enfim eu AMO essa cidade e já está mais do que na hora de nos juntarmos e reivindicarmos,seja como estamos aqui escrevendo ou através de vários outros meios de comunicação,pois quem é Rainha nunca perderá a Majestade...Salve Campina Grande a eterna Rainha da Borborema!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem comentado, Regina!!! Eu também AMO Campina Grande, e gostaria muito de saber o que podemos fazer a esse respeito...
    Um beijão e obrigada pelo lindo comentário.

    ResponderExcluir