sexta-feira, 4 de março de 2011

CONSCIÊNCIA E PONTO!


Quem assistiu no início da semana à reportagem do Bom Dia Brasil mostrando os viciados em crack de Brasília que vivem como ratos, dentro de esgotos? Gente, que reportagem chocante! E o triste é que essa situação está se alastrando por todo o país rapidamente. Mas, por que investir na saúde pública construindo clínicas de boa qualidade para tratamento dos dependentes químicos, se é muito mais importante investir na auto-estima e na identidade de pessoas que nasceram com o sexo "trocado", é muito mais humano e viável o investimento na saúde proporcionando cirurgias de troca de sexo gratuitamente não??!


Meu Deus, eu não consigo entender realmente o que se passa na cabeça desse povo!! Ora, todo mundo sabe que a economia, não só do governo, mas até mesmo da nossa própria casa, é administrada com base em PRIORIDADES. Eu não estou aqui dizendo que os transexuais não merecem, mas várias pessoas que têm consciência estão percebendo que a questão da dependência química está tomando proporções ALARMANTES, vários médicos em vááááááárias reportagens já disseram que temos uma EPIDEMIA a enfrentar, e que destrói a vida de jovens, crianças, de famílias inteiras. Não é justo estas pessoas não terem como se tratar. E não me refiro apenas a cirurgias de mudança de sexo, eu falei de PRIORIDADES, e o Brasil precisa investir nos jovens, nas crianças, nas famílias, NA VIDA!

Aqui em Campina Grande eu só sei da Fazenda do Sol, e acho que em Dr. Maia também faz esse tipo de atendimento, não tenho certeza. Alguém sabe dizer qual a clínica para dependentes químicos que o governo do  Estado tem na Paraíba ou aqui em Campina Grande mesmo? 

Quanto custa o tratamento de um dependente químico? Uma internação em uma clínica "de vergonha", no mais barato custa um salário mínimo por mês. Quem é, de tantas famílias de poucos recursos (e que na maioria das vezes já perdeu maior parte deles no financiamento da droga de algum usuário) que pode arcar com um investimento mensal desses???



Pois é, olha pra onde está caminhando a situação:


Em Brasília, viciados vivem até dentro de esgotos para consumir crack.


(Bom Dia Brasil)
O número de viciados em crack tem aumentado assustadoramente, e são cada vez mais jovens. Trata-se de um combate que só será possível se for feito de maneira integrada, com participação da Polícia Federal, que cuida das fronteiras, e das polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal.
Vidas na escuridão são destruídas pelo crack. “Eu dei brecha e deixei o diabo entrar, invadir e destruir. E me levou para esse mundo”, conta um homem. “Comecei na maconha, depois bebida, depois a ‘merla’ e depois esse ponto final”, relata outro homem. “A química já tomou conta do meu organismo. Eu não consigo ficar sem tomar”, diz uma mulher.
Na cidade de Ceilândia, a 25 quilômetros de Brasília, encontramos usuários de crack vivendo nos subterrâneos da rede de esgoto. Muitos dependentes do crack vão até os bueiros para consumir a droga. Mas muitos deles também já perderam tudo, não têm mais onde morar e passam a maior parte do tempo nos bueiros. É onde eles vivem.
Uma mulher de 40 anos perdeu o emprego e já esteve presa. Deixou os três filhos. “Só destruição, só destruição”, lamenta. São como vidas quase invisíveis para quem passa lá fora. “É o que eu mais sonho na minha vida é poder andar de cabeça erguida. Não como um bicho, como um resto”, sonha um viciado.
Ao longo da linha do metrô, o tráfico é feito à luz do dia. Um casal dá dinheiro a um traficante. Ele entrega as pedras de crack e esfrega a mão na roupa para tirar os resíduos. Usuários preparam os cachimbos para queimar as pedras e fumar a droga.
No centro de Brasília, mais flagrantes: um rapaz traz um par de tênis para um homem de boné, que é o traficante. Outro traz óculos. É o pagamento pelo crack. Um adolescente traz dinheiro e recebe a droga. Outro homem compra o crack, dá uma pedra para um menino e se esconde com uma mulher embaixo de um cobertor para fumar a droga. Depois, fuma com o menino.
Segundo a polícia, até chegar a Brasília, o crack percorre um longo caminho. A pasta base da cocaína vem da Bolívia, entra no Brasil por Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em laboratórios clandestinos em Goiás, a pasta base é misturada a produtos químicos para fazer as pedras de crack, que chegam a Brasília. Em 2010, a polícia apreendeu 35 quilos de pedras de crack em Brasília, três vezes mais do que no ano anterior.
“Nós temos de trabalhar de maneira bastante determinada para pegar os narcotraficantes. Trabalhos estes que têm de ser integrados e coordenados por uma inteligência única, que possa fornecer elementos para as autoridades policiais trabalharem de uma maneira mais eficaz no combate às drogas”, explica Daniel Lorenz de Azevedo, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal disse ainda que existe a preocupação de identificar, além do pequeno fornecedor que atua nas ruas, os médios e grandes traficantes que agem na região do entorno do Distrito Federal.





Mas não precisamos ficar parados esperando no que vai dar, podemos nos informar melhor sobre o assunto e buscar ajuda da forma possível para essa realidade. E mais, não precisamos esperar que isso alcance nossas famílias ou amigos, vamos cuidar dessa situação?


Uma ótima oportunidade será a Consciência Cristã 2011. Pois é, para os que ficam no Carnaval de Campina Grande, temos algo bem interessante para fazer (eu também não vou viajar nesses carnaval), que tal esse programa???



Dependência Química é tema na Consciência Cristã 2011

A Dependência Química é um assunto que tem preocupado nas apenas as famílias que sofrem com parentes viciados, suas conseqüências refletem negativamente em toda a sociedade e tem desafiado cada vez mais as políticas públicas. È pensando em contribuir com a sociedade e ajudar as famílias ou pessoas vítimas desse problema, que a Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC promove dentro da programação da 13ª edição da Consciência Cristã, que será realizado entre 2 e 8 de março, o 2º Encontro de Dependência Química na Atualidade. O Centro de Recuperação Homens de Cristo – CRHC, instituição que trabalha com a recuperação de vítimas das drogas, é responsável pela realização do 2º Encontro de Dependência Química na Atualidade. Esse evento, que faz parte da programação diurna da Consciência Cristã 2011 será realizado nos dias 6, 7 e 8 de março, no turno da manhã, no horário das 9h30 às 11h30, na sala 2, do Centro Cultural Lourdes Ramalho, ao lado do Parque do Povo, Centro de Campina Grande, na Paraíba. O especialista em dependência química, João Luiz Vieira, membro da Igreja Pentecostal Fonte de Vida Eterna, do Rio de Janeiro é o preletor do 2º Encontro de Dependência Química. O especialista há mais de 20 anos trabalha com palestras, eventos, seminários, congresso, pregações e dinâmicas relacionadas à prevenção e ao tratamento de dependentes químicos. As palestras ministradas por João Luiz Vieira, no 2º Encontro de Dependência Química na Atualidade, são as seguintes: Conseqüências sociais, físicas e espirituais do uso das drogas; Como vencer as drogas e as Drogas: o que diz a Bíblia. A Consciência Cristã é realizada no Parque do Povo, Centro de Campina Grande. A participação no evento é gratuita, não precisa fazer inscrição e é aberta para o público em geral. (www.conscienciacrista.net).


Então gente, Dias 6,7 e 8 de março, às 09:30
Local: Centro Cultural Lourdes Ramalho - Sala 2




Vamos refletir sobre isso, vale muito a pena!






Roberta

3 comentários:

  1. Concordo plenamento com suas palavras, estamos passando por um momento de complexo "exodo familiar", por causa das drogas, principalmente o Crack que mata até a alma. Eu já perdi um amigo por conta das drogas!!!
    Roberta, vc merece elogios, eu fiquei bastante atento as suas palavras e sei o quanto é sério o assunto,principalmente porque pretento construir uma família... a reportagem foi muito triste, eu fiquei sem ação!!! Estão destruindo os futuros homens e mulheres desse país!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Betinha! Que linda que você tá, como sempre! E que legal seu blog! Parabéns, muito sábio!!!

    Beijos querida! ;)

    Tammi.

    ResponderExcluir
  3. Como é importante a livre expressão das idéias. Só resta aplaudi - lá de público pelo interesse em dividir conosco suas opiniões sobre temas relevantes a nossa sociedade. O crack é um problema que atinge diretamente o seio da sociedade, a família, e precisa ser encarado por todos nossos como um desafio a ser vencido. Esta certa em afirmar que os governenos precisam dar sua parcela de contribuição, mas toda grande revolução começou na sociedade organizada que precisa dar um ‘basta’ e pressionar por soluções urgentes. Valeu pelo blog! Escreva mais, queremos ler.

    ResponderExcluir